As diferentes fases do sono

Fases do Sono

O que acontece quando dormimos? Os especialistas do sono dizem que todos passamos por diversas fases enquanto dormirmos.  Mas quais são as diferentes fases do sono? O que significa isto?

 

Fase 1: Adormecer

A primeira fase diz respeito ao adormecer, que, para a maioria das pessoas, demora alguns minutos. Se tiveres dificuldades em adormecer e tiveres tendência para acordar à noite, podes sofrer de algum distúrbio do sono.

Durante esta primeira fase, o teu corpo relaxa e “adormece” lentamente. Certamente já sentiste aquela sensação de cair no vácuo antes de adormecer. Isto acontece porque o seu cérebro já está adormecido nesta fase, ao contrário dos teus músculos. O acto de adormecer faz parte da fase do sono não-REM.

 

Fase 2: Sono leve

A segunda fase do sono é chamada fase do sono leve. Nesta fase, já estamos a dormir, mesmo que num sono leve.  O teu corpo relaxa mais e a tua respiração, bem como o teu batimento cardíaco, abranda gradualmente. A fase de sono leve dura cerca de 30 a 60 minutos, e é uma das mais longas. Esta fase também faz parte da fase do sono não-REM.

 

Fase 3: Fase de sono profundo

Depois de passarmos pelas duas primeiras fases, entramos na chamada fase do sono profundo. Esta fase do sono é também aquela em que se descansa melhor, porque o corpo está completamente relaxado e imóvel. Durante esta fase, são libertadas muitas hormonas de crescimento, que reforçam o nosso sistema imunitário e são também importantes para a regeneração celular. Os sonâmbulos tendem a mover-se neste estado de sono. Mesmo aqueles que tendem a falar à noite, fazem-no nesta fase.

Normalmente, não se fica nesta fase durante muito tempo, a  média são cerca de 2h. À noite todos acordamos várias vezes, mas normalmente não nos conseguimos lembrar porque esses momentos são muito curtos. Assim, à noite, poderão haver várias fases de sono leve e sono profundo, ambas pertencentes à fase de sono não-REM. Normalmente, fases consecutivas de sono profundo tornam-se cada vez mais curtas durante a noite e são seguidas por fases de sono leve.

 

Fase 4: Fase REM

Para muitos, esta é a fase mais tranquila do sono, ou melhor, a mais interessante: a fase do sono REM, também conhecida como Rapid Eye Movement (Movimento Rápido do Olho). A quarta fase tem este nome porque, neste período, os nossos olhos estão em movimento, mesmo que as nossas pálpebras estejam fechadas. Esta é a fase em que sonhamos e em que o nosso ritmo cardíaco, a respiração e a pressão arterial aumentam gradualmente. A actividade cerebral nesta fase é, de facto, muito semelhante a quando estamos acordados, embora os músculos estejam completamente imóveis. Ao contrário da fase do sono profundo, as fases do sono REM são muito longas. Em média, o sono REM dura mesmo mais de 1 hora e 40 minutos. Para as crianças, esta fase dura ainda mais tempo.

 

O que acabámos de enumerar são as quatro fases que enfrentamos todas as noites, todas de igual importância para desfrutar de um descanso relaxante e depois de um despertar pacífico. Para promover um sono ainda melhor, é necessário um colchão de qualidade, como o colchão Emma, concebido para promover um sono saudável e descansado. Clica aqui para descobrires mais sobre o colchão Emma.

 

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