Relaxar em tempos difíceis

Relaxar em tempos difíceis

Se és como a maioria das pessoas que estão isoladas em casa, provavelmente estás a passar por uma montanha russa de emoções neste momento. As coisas são incertas e muitos de nós temos mais tempo do que o habitual. Isto pode levar a sentimentos de ansiedade, solidão e até mesmo depressão. Hoje quisemos destacar algumas dicas e sugestões úteis que poderiam levantar o teu espírito e ajudar-te através das tuas angústias sociais de distanciamento.

 

1. Yoga

Falando por experiência própria, este é o número 1 quando me sinto um pouco triste ou ansioso. Há tantos vídeos úteis no YouTube, tanto para iniciantes como para yoga avançado, e vais ficar surpreendido com o quanto o teu humor é alterado após apenas uma sessão de 20 minutos. Criar uma experiência completa de ginásio em casa pode ser complicado se não tiveres nenhum equipamento, mas o yoga não requer nada além de um pequeno espaço no chão e um vídeo! O exercício é essencial durante as fases em que passamos o dia todo em casa a fazer poucos movimentos. Isto leva a cãibras musculares e a lentidão mental e física. Estica-te e faz o teu sangue fluir com o yoga!

 

2. Desperta a tua criatividade

Nós nascemos para ser criativos e criar coisas. Quer penses ou não em ti como uma pessoa criativa ou não, isto continua a ser verdade. A quantidade de satisfação que recebo ao escrever não pode sequer começar a ser medida. A criatividade pode assumir tantas formas fora do estereótipo da pintura, tocando um instrumento e costurando. Cozinhar uma nova receita, começar um jardim, ficar à mão em casa e consertar algo partido. Os media continuam a falar sobre como devemos aprender algo novo e útil durante este tempo, mas explorar o nosso lado criativo é também uma forma de aprendizagem e ajuda a relaxar. Encontra algo que sempre quiseste fazer mas não tiveste tempo e segue em frente!

 

3. Videojogos

Provavelmente não serei capaz de convencer muitos de vós, mas ouçam-me primeiro. Os videojogos não se limitam a apontar a sua arma de faz-de-conta a um inimigo e a ver uma cena desagradável a seguir. Treina tanto a coordenação da mente como a coordenação da mão-olho para reagir ao que está no ecrã. Muitos jogos proporcionam uma experiência relaxante e leve como o novo Animal Crossing, enquanto outros proporcionam a resolução de problemas complexos e estratégicos como a Civilização e o Portal 2. Se te deparares com alguma ansiedade, tenta jogar um videojogo, a tua mente não será capaz de se preocupar e jogar o jogo correctamente ao mesmo tempo (se depois conseguires aumentar a dificuldade). Depois disso, vais encontrar um caminho mais descontraído e até te sentirás mais realizado. Muitos jogos também oferecem versão multiplayers ou outras melhorias sociais onde tu estás a jogar juntamente com outros, uma característica perfeita neste tempo de quarentena.

 

4. Técnicas de respiração e mindfulness

Já falámos de yoga que também incorpora técnicas respiratórias na sua prática. Como iniciante no yoga, muitas vezes tenho dificuldade em mudar de poses e também de respirar da forma que devo. É por isso que gosto de praticar a respiração separadamente, onde posso realmente controlar o ritmo de cada respiração sem me preocupar com os meus braços e pernas. Se nunca praticaste um exercício de meditação antes, há uma tonelada de recursos online que te vão guiar por onde começar e o YouTube é um óptimo local para isso. Assim que se apanha o jeito, podes literalmente fazer uma pausa no que estás a fazer quando te sentes ansioso e respirar um ou dois instantes até te sentires melhor. Os japoneses têm vindo a praticar a concentração durante centenas de anos antes de se tornar popular no Ocidente, e podes observar isto durante a época das cerejeiras em flor. Todos os anos muitas famílias japonesas reúnem-se e observam em silêncio enquanto as flores florescem e caem à terra. É um lembrete de como os momentos são fugazes nas nossas vidas e que precisamos de ter tempo para parar e desfrutar de cada momento que temos.

 

Esperamos que esta lista te ajude com o  teu recém-descoberto tempo livre e as emoções que o acompanham. Lembra-te que não estás sozinho e que a situação  vai melhorar com o tempo. Descansa um pouco e mantém-te saudável físico e mentalmente!

 

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